O primeiro dia...


De volta à Vila de Finisterra, dirigi-me ao Albelgue. Já tinha a Credencial de Peregrino (para a conseguir tive que dormir uma noite abrigado debaixo dum arco na parte velha da cidade de Tui - contarei mais tarde) mas estaestava, naturalmente, sem qualquer carimbo.

No Albergue foi me explicado: sem os carimbos dos dois albergues que permeiam o espaço entre Santiago e Finisterra não era permitido pernoitar. Isto servia evitar que os peregrinos que faziam este caminho de autocarro - como eu havia feito - ocupassem as camas que caminhantes extenuados pelas duas dezenas de quilómetros tanto valorizavam.

Um simpático casal de peregrinos (em bicicleta) portugueses disseram-me que haviam dormido a noite anterior na praia a um quilómetro dali. Contaram-me também que lá estavam acampados um grupo grande de peregrinos "hippies" e que até tinham um grande toldo preso às rochas para os que não tinham tenda, como era o meu caso. O dia estava claro e não se adivinhava chuva, se bem que na Galiza nunca se sabe...

Ainda no Albergue um francês, de seu nome Bohémon, que me havia visto de manhã em Santiago abordou-me perguntando-me o que eu faria. Também ele tinha vindo de autocarro até ali e tal como eu estava sem prespectivas para essa noite. Contei-lhe o que me haviam dito os meus compatriotas e disse-lhe que me entusiasmava a ideia de passar a noite a ouvir o marulho. Ele achou bem e explicou-me que viajava há ja algum tempo sem dinheiro. Esperava que lhe disponibilizassem no banco algum dinheiro que tinha a receber (que não apareceu até à manhã seguinte, quando me despedi dele).

Fomos umar uma na marina, e estavamos a beber uma cerveja num bar à beira da festa da vila (o belo do Verão sempre tem festas) quando começou a pingar... Rezamos pelo toldo na praia e pela boa vontade dos donos do mesmo (não rezamos mas podiamos ter rezado... hehehe).

Mas Deus é nosso amigo e depois de comprar comida e vinho ainda vimos o pôr-do-Sol na dita praia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Dear David

I am so sorry I can't read Portuguese - although I understand what "o primeira dia" means!

Keep up the fabulous work on your blog. I look forward to the day we meet again.

Remember that what makes us brothers us that we shared part of the road.

All the very best
from your fellow pilgrim
John