Um novo nome...

Quando nasceu o Sol fui dar um passeio pela praia. O mar estava revolto, havia vento e alguma chuva. Mas não me importei. Precisava encontrar a coragem para não voltar para casa. Tinha uma viagem difícil pela frente. As praias de Finisterra são conhecidas pelas suas conhas, que são o símbolo por excelência do peregrino. Mas eu percorri toda a praia sem encontrar uma só vieira. Mais tarde explicaram-me: as conhas existem mas apenas do outro lado do istmo. Na praia do Norte não há vieiras. Desenhei um grande "Ultreia" na areia e voltei ao acampamento para me preparar para partir. Estava a conversar com o Bohémon quando ele gritou: "Olha!!!" apontando para o mar. Voltei-me e vi cinco ou seis golfinhos que literalmente surfavam as ondas a trinta ou quarenta metros da beira-mar. Corremos até à agua, sem lá entrarmos, é claro, e ficamos a admirar o espectáculo durante os três ou quatro minutos que ele durou. Que belo momento, aquele. Mais uma vez, acreditei que Deus me havia abençoado. Ofereçi-me para pagar o pequeno-almoço meu recente amigo na vila e ele explicou-me que ia ficar por alí mais alguns dias, esperando pelo tal dinheiro...

Já na vila, contou-me uma bricadeira que havia realizado com os seus colegas caminhantes ao longo da sua peregrinação, uma espécie de exercício espiritual: todos os dias, davam a si mesmos, ou uns aos outros um novo nome. Simbolizando um renascimento diário, um desligar do passado e um novo futuro, esta foi uma ideia que me agradou. Não me lembro que nome dei naquele dia ao Bohémon, mas lembro-me perfeitamente do que ele me deu: Thorgal, um guerreiro nórdico, filho de Thor - Deus do trovão - e Aegir - Deusa do mar - forte, ágil, inteligente e mas com um forte sentido humanitário... Como percebi agora Thorgal não existia na mitologia Nórdica mas apenas no imaginário moderno: é uma personagem de uma banda desenhada criada nos anos setenta... Foi assim que me despedi do Bohémon.

Com um novo nome, começei uma nova etapa da minha existência. Foi aqui que senti verdadeiramente como estando a iniciar a longa caminhada até Roma...

Sem comentários: